Medidas de protecção aos animais reforçada pela Comissão Europeia

17-11-2008 00:00

 

A Comissão Europeia apresentou uma proposta cujo objectivo é reforçar a protecção dos animais que são usados em procedimentos científicos. Esta proposta vai ao encontro da Protocolo da Protecção dos Animais da União Europeia e pretende reduzir o maior número possível de animais usados em testes. 

Segundo o Comissário do Ambiente da Comissão Europeia, Stavros Dimas, a investigação científica deve focar-se em encontrar métodos alternativos aos testes em animais,e nos casos em que não existem alternativas disponíveis a situação dos animais deve ser melhorada.
  

Até agora, ainda não é proibido definitivamente o uso de animais nos testes de segurança ou para a investigação biomédica. A revisão proposta pretende apenas garantir que os animais são usados apenas quando não existirem outros meios. A sua utilização deve ser plenamente justificável e os benefícios esperados devem compensar os danos causados aos animais. A revisão proposta vai também exigir que os projectos que envolvam animais sejam autorizados por uma autoridade competente antes de passar para a acção.

—————

Voltar